Meus irmãos, pesquisei e encontrei algo sobre o significado de Liturgia, cores dos Paramentos dos Padres e Objetos usados na Eucaristia e em outras Celebrações Litúrgicas, Católicas. Claro que não escrevi nada, procurei e encontrei, portanto se errar alguma coisa, corrija-me.
A Palavra liturgia (do grego) compreende uma celebração religiosa pré definida de acordo com as tradições, como a Missa Católica.
O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e urgia (trabalho, ofício) significa serviço ao trabalho público.
Para os cristãos, Liturgia, é a atualização da entrega de Cristo para nossa salvação. Cristo entregou-se duma vez por todas, na Cruz.
O que a Liturgia faz é o memorial de Cristo e da nossa salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal.
Liturgia é antes de tudo "serviço do povo", essa experiência é fruto de uma vivência fraterna, ou seja, uma representação simbólica (que não se trata de uma encenação uma vez que o mistério é contemplado em "espírito e verdade") da vida cotidiana daquele que crê.
A Liturgia tem raízes absolutamente cristológicas. Cristo rompeu com o ritualismo e torna a Liturgia um "Culto agradável à Deus", conforme diz São Paulo em Romanos.
CORES LITÚRGICAS
Quando vamos à Igreja percebemos que o altar, o tabernáculo, o ambão e até a estola e a casula usadas pelos Sacerdotes combinam todos com uma mesma cor.
A cor usada um certo dia é válida para a Igreja em todo mundo, que obedece a um mesmo calendário litúrgico, com exceção da Igreja que celebra o seu padroeiro.
As diferentes cores possuem algum significado para a Igreja, elas visam manifestar externamente o caráter dos Mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico e, manifesta também, de maneira admirável, a unidade da Igreja.
As cores Litúrgicas foram fixadas em Roma no século XII e são as seguintes: Branco - usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires, simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza e é sempre usado em missas festivas;
Vermelho - lembra o fogo do Espírito Santo, é a cor de Pentecostes, lembra também o sangue, é a cor dos mártires, da Sexta-Feira da Paixão e do Domingo de Ramos e também é usado nas missas de Crisma; Verde - usado nos domingos e dias da semana do Tempo Comum e está ligado ao crescimento, à esperança; Roxo - usado no Advento e na Quaresma, é símbolo da penitência e da serenidade, também pode ser usado nas missas dos defuntos e na celebração da penitência; há as cores Róseo - que pode ser usado no 3º Domingo do Advento e 4º Domingo da Quaresma, simbolizando uma breve pausa, um certo alívio no rigor da penitência da Quaresma e na preparação do Advento, porém é pouco usado pelos Padres; Preto - é sinal de tristeza e luto, hoje está praticamente em desuso na Liturgia; Azul - usado na Solenidade da Imaculada Conceição, representa o manto azul de Nossa Senhora, porém ainda não é usado por muitos Padres.
OBJETOS LITÚRGICOS CATÓLICOS
Altar - mesa onde se realiza a Ceia Eucarística e representa o próprio Jesus na Liturgia, deve ser revestida com toalhas; Ambão - espaço de onde é proclamada a palavra de Deus; Âmbula - recipiente onde é guardado o Corpo de Cristo; Castiçais - suportes para as velas; Vasos com Flores - usadas como ornamentação, porém não são utilizadas durante a Quaresma; Cálice - taça onde se coloca o vinho que será consagrado; Patena - prato onde é colocada a Hóstia Grande que será consagrada e apresentada aos fiéis, acompanha o estilo do cálice, pois é complemento; Corporal - Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro e sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração; Pala cobertura quadrangular para o cálice; Galhetas - recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística; Crucifixo - fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor; Livros Litúrgicos (Lecionários) que contém as leituras para as santas celebrações e são três: Lecionário Semanal (leituras dos dias da semana. A primeira leitura e o salmo responsorial estão classificados por ano Par e Impar. O Evangelho é sempre o mesmo para os dois anos), Lecionário Santorial (leitura para as celebrações dos santos), Lecionário Dominical (leituras do Domingo e de algumas solenidades e festas); Missal - livro quem contém o ritual da missa, menos as leituras; Manustérgio - toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico; Almofada - usada para colocar o Missal sobre altar; Credência - mesinha ao lado do altar, utilizada para colocar os objetos da missa; Hóstia - Pão Eucarístico, a palavra significa "vítima que será sacrificada"; Sanguinho - pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração; Teca - pequeno recipiente onde se leva a comunhão para as pessoas impossibilitadas de ir à Missa; Túnica - branca usada como a primeira peça do Paramento Sacerdotal; Casula - espécie de manto que o presbítero usa sobre a túnica para a Celebração da Missa. A cor varia conforme o tempo litúrgico. Recorda a túnica inconsútil (sem costura) de Nosso Senhor, tecida, segundo a tradição, por Nossa Senhora. Simboliza o "suave jugo da Lei de Deus" que devemos levar e que se torna leve para as almas generosas. Ao vesti-la o sacerdote reza: "Ó Senhor, que dissestes 'o meu jugo é suave e o meu fardo é leve' (Mt11, 30); fazei que eu possa levar a minha cruz de tal modo que possa merecer a vossa graça"; Estola - adorno que se põe nos ombros, caindo na frente, em duas partes semelhantes e é feita do mesmo tecido da casula e a cor também varia de acordo com o tempo litúrgico.
Bom meus irmãos, sei que há muito o que aprender e muitos outros objetos que são usados em Celebrações Especiais, mas os que aqui escrevi, creio ser os essenciais usados.
Fiquem com Deus.
Beijos.
Lindinalva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário